Cafeterias temáticas em Seoul

Atualizado: 16 de mai.

Puxa o zoom para uma dica muito bacana para quem for visitar Seoul, capital da Coreia do Sul. Bem, quando você planeja uma viagem, é importante pesquisar pontos históricos e atrativos turísticos do local. E na Coreia do Sul, chama a atenção um tipo de passeio muito comum, que são as visitas nos cafés repletos de bichinhos de estimação.


Estas cafeterias são chamadas de café com pet. Como o próprio nome diz, você poderá escolher qual cafeteria visitar, levando em conta o seu animal preferido. Tem cafeterias muito variadas, tendo como atrativos cachorros, gatos, animais exóticos – imagina tomar um café ao lado de uma capivara! -, ovelha e até mesmo guaxinim.


Esqueça a ideia de ambientes sujos, com mau cheiro e desorganização. Na Coreia, eles levam a sério esse tipo de turismo. Visitamos a cafeteria que tinha um grande número de gatinhos se enroscando em nossas pernas. Fique sabendo que para entrar é cobrada uma taxa simbólica, que dá direito a uma bebida simples, como água, refrigerante ou chá. O que consumir a mais é pago à parte, assim como o restante dos itens que constam no cardápio.


Existem algumas regras a serem respeitadas no local, como, por exemplo, guardar seus pertences em uma sacola que é fornecida pelo estabelecimento, tirar os sapatos e colocar uma pantufa e não alimentar os animais, de forma alguma. E muito importante: falar baixo para que não assuste os animais também faz parte da regra do local.


A síndrome da Felícia deve ficar da porta para fora. É terminantemente proibido pegar os animais no colo ou mexer com eles enquanto comem ou bebem. Eles são atrações que você deve apreciar observando – e degustando as delícias que estão no cardápio.


Como escolhemos café dos gatos, dentro da cafeteria tivemos muito contato com diversos gatos de raças distintas. Interessante que cada um tem uma identificação de acordo se é dócil ou não. Essa identificação é feita pela cor da coleira do animal. Assim você evita algum momento desagradável, como levar um arranhão ou algo do tipo. É tudo muito bem organizado. E você pode ainda curtir seu café enquanto admira os animais, podendo até brincar com eles.


Esses cafés você encontra na região de Jung Gu. É muito fácil de identificar estes locais nos sites que dão todos os detalhes de uma viagem pela capital da Coreia. Nessas cafeterias você vai encontrar um ambiente relaxante e tranquilo para quem é fã de gatos. Se você quer ver os gatinhos mais ativos, prefira horário diurno, pois os gatos dormem final da tarde e noite.


Cada café tem a placa com o nome do café e o animal, geralmente fica uma pessoa vestida com uma fantasia na frente do café para facilitar a identificação – para você não correr o risco de entrar numa cafeteria pensando em ver gatos quando tem um monte de capivaras à sua espera. É uma experiência incrível, divertida, exótica e diferente. Vale muito à pena conhecer para quem for passar uns dias em Seoul.


Ambiente para cães


Se você curte mesmo os cães, existem estabelecimentos repletos destas belezinhas que podem ser acaricias. Só fique muito esperto, porque os cães, como aqui no Brasil, são capazes de roubar a sua comida do prato.


Um café famosinho por esse tipo de ambiente é o Hongdae. Se você decidir entrar, você tem que seguir as regras e consumir qualquer coisa que tiver no cardápio. Será cobrada uma taxa para você poder se entreter com os animais, que ficam soltos e são absolutamente domesticados.


Como nos cafés ambientados com gatos, a regra para ficar pertinho dos cães é a mesma: você deve retirar os sapatos na entrada e usar o tipo de calçado que eles fornecem na entrada. Os clientes recebem um pouco de gel antibacteriano.


Você não pode falar alto para não assustar os animais e, não, você não pode ficar abraçando e apertando o que ver pela frente.


Nesses cafés, é comum você ser muito bem recebido pelos cães. São muito alegres e pedem um carinho. Um “dog café” pode ter 10 cães ou até mais. Por isso, fique tranquilo porque vai ter cachorro pra todo mundo que for visitar estes ambientes únicos e que você encontra na Coreia do Sul.


E aí, já escolheu qual será seu bichinho favorito para te acompanhar no seu cafezinho?


Algumas dicas de sites com a mesma temática, confiram:


1. Descobrir Viajando - Cafés Históricos em Portugal

2 - Bate Papo Blog - Onde encontrar cafeterias instagramaveis em Londres

3. abcdosviajantes - Cafeterias pelo mundo que valem a pena incluir no seu roteiro


4. Viaje com Norma – Sans Souci Café e Confeitaria em Campos do Jordão


5- Comidas pelo mundo = Alto Caparaó uma cidade de café e turismo


6- Renda Casa e Saude= Diferenças entre padaria x cafeteria x bar x lanchonete